quinta-feira, 11 de julho de 2013

A Caravana Nóis de Teatro 10 anos chega a Natal

O Grupo Nois de Teatro de Fortaleza-CE faz o lançamento do livro “ A Arte que vem das Margens- 10 anos de Nóis de Teatro” e do documentário “ Um pouco sobre Nóis, no dia 13 de julho, às 17hs e apresenta o seu espetáculo “Sertão.doc”, às 19hs, no Espaço Cultural GiraDança, em Natal-RN. As ações, que foram articuladas em parceria com a Cia GiraDança, fazem parte da Caravana Nóis de Teatro 10 anos, projeto vencedor do Prêmio Myriam Muniz 2012.

O Nóis de Teatro, grupo de Teatro de Rua cearense que existe há 11 anos, tem sido reconhecido nacionalmente pela sua ação cultural nas comunidades e por sua produção estética que está fundamentada na ação política. Sua vertente de pesquisa, percebida nos quatro espetáculos que compõem o atual repertório, está baseada no estudo sobre os movimentos de resistência da periferia e do campo, tendo, nos últimos anos, realizado residências artísticas, circulação e montagem de espetáculos que discutem questões 
latentes da hodierna sociedade. Na parte de encenação o grupo é simpatizante das vertentes do Teatro Épico Dialético, fazendo um link com a linguagem do Teatro de Rua Contemporâneo em suas discussões sobre ocupação, intervenção e vivência.

Nesse ano, com o apoio da FUNARTE e do Premio Myriam Muniz 2012, o Nóis
realiza a “Caravana Nóis de Teatro 10 anos”, fomentando e difundindo a ação cultural do grupo no Nordeste Brasileiro. Passamos por 06 estados do Nordeste, apresentando nosso repertório por 08 comunidades de periferias, 03 assentamentos de reforma agrária, além de outras 29 apresentações nos centros urbanos das capitais. A construção da poética de um grupo de teatro da periferia de Fortaleza esta sendo vista em praças, periferias, assentamentos rurais e equipamentos culturais de seis estados do nordeste brasileiro, fortalecendo a nossa pesquisa acerca da poética do espaço e construindo possibilidades de realização do teatro de rua nos mais diversos cantos e territórios.

O livro “A Arte que vem das Margens- 10 anos de Nóis de Teatro” e o documentário “Um pouco sobre Nóis”, contam a história do grupo que surgiu no bairro da Granja Portugal, periferia de Fortaleza e hoje é referência nacional de arte e cultura de resistência na periferia.

O Nóis de Teatro chega em Natal com o espetáculo “Sertão.doc” que se trata de um documento vivo, um dossiê cênico, uma coleção de documentos que discutem pontos importantes acerca da questão da terra e da reforma agrária, desde o latifúndio e a perseguição política até o agronegócio, a revolução verde e a moderna reflexão sobre agroecologia. São abordados temas como a seca de 1970, a presença autoritária e 
hierárquica do capitão, a luta pela reforma agrária e contra o poder capitalista, além da conquista dos assentamentos, utilizando vários elementos, a estética do reisado enquanto efeito cênico. Essa apresentação também faz parte da programação de Julho do Espaço Gira Dança.



Serviço:
Grupo: Nóis de Teatro, Fortaleza-CE
Lançamento do livro “A Arte que vem das Margens- 10 anos de Nóis de Teatro.
Horário 17hs
Espetáculo: Sertão.doc
Horário: 19hs
Local: Espaço Gira Dança, rua Frei Miguelito, n° 100, Ribeira, Natal-RN
Gratuito

Nenhum comentário: